quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Em Alvorada, oficina de fotografia pinhole inovará no território de Paz no Umbu e Sitio dos Açudes, bairros de Alvorada/RS



Photo da Lata a luz reveladora
Em Alvorada, oficina de fotografia pinhole inovará no território de Paz no Umbu e Sitio dos Açudes, bairros de Alvorada/RS
A lata e a caixa de fósforos ganham nova utilidade para jovens que vão participam do workshop oficina de fotografia Photo da Lata em desenvolvimento dos Micros Projetos do Território de Paz do Umbu, Alvorada/RS,Ministério da Cultura Projeto Mais Cultura e Ministério da Justiça no Programa de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI. Esses objetos agora são o suporte para a aprendizagem da arte de fotografar pelo método pinhole, ou “buraco da agulha”, que permite captar, revelar e reproduzir imagens sem utilizar equipamentos tradicionais ou digitais. A experiência resulta da ação conjunta da ativista cultural Gabriela Gomes e a ONG Movimentação o projeto social será realizado pelo Instituto Luz Reveladora Photo da Lata.
O resgate da técnica precursora da moderna fotografia, além de facilitar a compreensão dos princípios elementares da ótica, como refração e difração da luz, contribuem para a educação do olhar e estimula a criação de imagens a partir do aproveitamento de materiais reciclados. A lata se transforma na câmara escura para revelar talentos e habilidades individuais, e até mesmo abrir portas no mercado de trabalho.
A trajetória de Jorge Aguiar é exemplar. Depois de atuar por mais de 35 anos como laboratorista e fotógrafo profissional, com passagem em veículos de comunicação e agências de publicidade em Porto Alegre, foi a lata e a caixinha de fósforos que deu novo rumo à sua vida. No final dos anos 90, trabalhando como fotógrafo da perícia criminalística, Jorge conviveu com a dura realidade da violência nas vilas e morros da periferia da Grande Porto Alegre. Depois decidiu ensinar o que sabia para jovens em situação de vulnerabilidade social e passou a promover as oficinas de fotografia pinhole que deram origem ao Projeto Photo da Lata.
Em 2003, Jorge Aguiar teve o primeiro reconhecimento público: recebeu o Prêmio Direitos Humanos da UNESCO no Rio Grande do Sul. Em 2005, durante o ano Brasil-França, foi convidado a levar sua experiência à cidade de Nanterre, na periferia de Paris - uma região que abriga população de imigrantes das antigas colônias européias. “Nunca imaginei que uma simples lata e uma caixinha de fósforos pudessem me levar tão longe!”, conta o fotógrafo.

O reaproveitamento de materiais é um dos fundamentos das oficinas de fotografia pinhole. As latas servem também para produzir spots de iluminação, assim como sobras de acetato são usadas como filme e pedaços de madeira ajudam na construção de tripés. Num espaço reduzido, é possível improvisar um laboratório para revelar e fixar as imagens captadas. De forma lúdica, o Projeto Photo da Lata fornece ainda lições de educação ambiental, solidariedade e cooperação. E mostra, na prática, que fotografar é muito mais do que apertar um botão.
Nas oficinas realizada em Novembro de 2010 no CAPS-AD de Alvorada, um dos participantes registrou: “Venho por necessidade expressiva, desejo de comunicação, anseio de romper barreiras e mordaças. Confronto de idéias e partilha de opiniões (...) Compartilhar olhares poderia e deveria ser uma ponte para um olhar mais introspectivo. Entender que olhar para dentro é perceber o mundo externo”.
Jorge Aguiar
Mais informações:
Jorge Aguiar – jorgeaguia@gmail.com
Fone (51) 85626616 –
HTTP://photodalata.blogspot.com

Nenhum comentário: