Google+ Followers

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CAIXINHA MÁGICA






Descritivo. (passo a passo) CAIXINHA MÁGICA.
O Fotografo Jorge Aguiar elaborou um descritivo de como preparar uma câmera com uma simples caixinha de fósforos. Mesmo quem não tem nenhuma experiência com fotografia pode fazer, ela é muito simples, pelo fato de ser uma forma bem primitiva de fotografar, técnica esta que se originou no inicio da história da fotografia com a invenção da câmara escura, que consistia em uma caixa com um vidro em uma extremidade e na outra um furo, onde os artistas da antiguidade usavam a imagem projetada neste vidro para “copiar” as paisagens, hoje nos aproveitamos este principio para sensibilizar o filme fotográfico, assim criando inúmeras possibilidades de imagem.

1. Material necessário: • Lata de Alumínio • Tesoura • Caixa de Fósforos • Durex • Fita Isolante • Latinha Vazia de filme • Capinha para filme • Régua • Filme Fotográfico • Caneta Estilete • Agulha ou Alfinete • Papel Cartão

2. Primeiro, marque no centro da parte interna da caixinha mágica, e um quadrado de 3x3cm, e recorte-o. Esta janela servirá para dar a forma e serve de moldura do quadro para a película fotográfica.

4. Após de ser pintada, vamos marcar a parte externa da caixinha mágica um quadrado de 0,10x0,10 cm e o recortamos. Esse quadradinho servira de suporte ao obturador da caixinha mágica.

5. Precisamos recortar um quadrado de 3x3 cm de uma latinha ou papel laminado no centro do papel ou de uma latinha devemos fazer um minúsculo furinho com a agulha 0,2mm e 1mm mas não e necessária uma alta precisão Este será o diafragma da câmara escura construída com uma caixinha de fósforos

6. Com o alumínio recortado e necessário pintar de preto a parte que ficara interna na caixinha, assim não refletirá dentro da caixinha mágica.

7. A caixinha mágica toda escurecida (pintada de preta) vamos colocar uma fita isolante preta na latinha (este será o obturador ) com o furinho, temos que ter muito cuidado para não colar o furinho descentralizado.

8. Em uma cartolina preta vamos recortar dois retângulos, um do tamanho externo da caixinha mágica e outro no centro um quadrado de 3x3 cm e outro de 4x5 cm, neste ultimo retângulo ele será obturador da caixinha mágica

9. Passar a fita isolante no retângulo maior da caixinha mágica, ter o cuidado em não passar na beira do recorte.



10. De uma bobina do filme fotográfico vamos cortar e tirar a ponta da película, e colar ela na caixinha assim a ponta que fizemos vai encaixar dentro dos furinhos laterais do filme.

11. Agora vamos carregar a nossa caixinha mágica que será usada para captar as imagens , a emulsão fotográfica ( a parte menos brilhante da película fotográfica) devera ficar de frente ao buraquinho da agulha , e vamos passar de dentro da caixinha da direita para esquerda.

12. Colar na bobina vazia a outra extremidade do filme, nesta bobina que vai recolher o filme já gravado com a luz, e servira como rebobinador da película, na bobina vazia com a emulsão virada para cima passaremos um durex na ponta do filme fixamos a película fotográfica já carregada na caixinha mágica.

13. colocar na parte interna da caixinha mágica, na parte que foi pintada de preto para frente, observando para que o filme fique bem esticado.

14. Neste ato devera selar contra a luz a caixinha mágica, com uma fita preta, passar em toda a extremidade entre o filme e a caixinha mágica.

15. Passar a fita na vertical vamos e também na horizontal para fixar as duas bobinas na caixinha.

16. este e o ato mais importante para ter uma estética passaremos a fita na vertical para esconder emendas da fita preta.

17. Adaptaremos um rebobinador para a caixinha mágica vamos utilizar uma tampinha de caneta dentro da bobina e girar, vamos recolher toda a parte já exposta da película fotográfica , a cada 3 voltas completas ira avançar um quadro do fotograma.

18. E só clicar ao levantar a aba até o momento de mostrar o furinho, um clic e você estará captando cenas fotográficas .
tempo de exposição( abertura do furinho da agulha) com um filme de ASA 100:
• Cenas externas , luz do sol: 1-2 seg.
• Cenas externas, nublado: 5 seg.
• Cenas internas, iluminação normal: 5-10 min.

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS PARA A ONG INPHOTO.

Nenhum comentário: