terça-feira, 5 de maio de 2009

O Buraco da Agulha.....Uma Imagem






As Imagens acima são de oficinas do projeto Luz Reveladora photo da lata, em atividades de vivências em Alvorada,São Leopoldo e Nanterre/França

O Buraco da Agulha
Mesmo a câmera manual mais básica é uma máquina complexa e intrincada, mas as câmeras não são inerentemente complexas. De fato, os elementos básicos são tão simples que você pode fazer sua própria câmera com poucos componentes e gastando pouco.
O tipo mais simples de câmera feita em casa não usa uma lente para criar uma imagem real: ela captura a luz por um furo minúsculo. Essas câmeras sem lentes são fáceis de fazer e muito divertidas de usar. A parte difícil é que você mesmo terá de revelar o filme.
Uma câmera sem lentes é simplesmente uma caixa com um pequeno furo em um lado e algum filme ou papel fotográfico no lado oposto. Se a caixa for "à prova de luz", a luz que entra pelo furo formará uma imagem real sobre o filme. O princípio científico por trás disso é muito simples.
Se você acender uma lanterna em uma sala escura e passar a luz por um pequeno furo em um grande pedaço de papelão, a luz formará um ponto na parede oposta. Se você mover a lanterna, o ponto de luz também se moverá: os feixes de luz da lanterna se movem através do furo em uma linha reta.
Em uma cena mais amplos todos os pontos visíveis particulares atuam como essa lanterna. A luz se reflete de cada ponto de um objeto e viaja em todas as direções. Um pequeno furo de agulha permite a entrada de um feixe estreito de cada ponto da cena. Os feixes viajam em linha reta, de modo que os feixes de luz provenientes da parte inferior da cena atingem o topo do pedaço de filme e vice-versa. Desse modo, uma imagem invertida da cena se forma no lado oposto da caixa. O furo é tão pequeno que você precisa de um tempo de exposição bastante longo para permitir a entrada de luz suficiente.
Há diversas maneiras de construir esse tipo de câmera. Alguns entusiastas usaram até refrigeradores e carros antigos como caixas à prova de luz. Um dos projetos mais populares usa uma embalagem cilíndrica comum de aveia, lata de café ou recipiente similar (é mais fácil usar um recipiente de papelão com uma tampa plástica removível).
Jorge de Aguiar
Fotojornalista

Nenhum comentário: